• Tlf: (+351) ‭227 650 772‬
Subscrever Newsletter
Inscreva-se a Junta de Freguesia de Canedo - Newsletter
* = campo obrigatório
Capela de Santa Ana

O terreno, em forma triangular, possibilita a criação de um edifício em L, tipologia que, implantada no extremo Sul da parcela, organiza o espaço exterior e dispõe correctamente o programa interior. A edificação desenvolve-se num só piso, variando apenas o seu pé direito, ascendente no sentido do altar e cabeceira da capela.

Cria-se o pano de fundo à missa campal e a todo o espaço urbano envolvente, pontuando visualmente o território, assumindo-se, como compete a um local de culto religioso, como um edifício excepcional, criando uma referência visual forte.

A entrada principal orienta-se para Poente. No seu interior encontra-se, num primeiro momento, uma “ante-capela” onde ficará exposta a imagem de Santa Ana, transformando este espaço no local do culto e devoção propriamente dito. De seguida alcança-se a nave da capela, o local da celebração, com capacidade para cerca de 30 pessoas, com altar ao fundo. Do lado oposto, um pequeno vestíbulo, e um sanitário compõem uma pequena zona de serviço não pública.

O desenho do espaço exterior formaliza, de forma permanente, a configuração proposta, intuitivamente, pela apropriação espacial feita pela população aquando da realização da festa e da cerimónia religiosa. Desta forma, criou-se um adro de acesso à Capela, ao mesmo tempo que se forma uma pequena escadaria/teatro, de maneira a convidar as pessoas a usufruírem do espaço e de uma experiencia religiosa mais intensa.

 

Sabia que...

A capela de Santa Ana foi finalista da categoria de espaços religiosos da edição de 2011 dos prémios de arquitetura ArchDaily.
Ver