• Tlf: (+351) ‭227 650 772‬
Subscrever Newsletter
Inscreva-se a Junta de Freguesia de Canedo - Newsletter
* = campo obrigatório
Porto de Carvoeiro

O rio Douro, principal ex-libris de uma vasta região do norte de Portugal, bordeja a Aldeia de Porto Carvoeiro, na freguesia de Canedo (Santa Maria da Feira).

Já não há barcos rabelos neste troço do rio onde outrora saíam para a cidade do Porto transportando madeiras, lenhas e carvão, mas ainda se pesca a lampreia, o sável, a savelha, o muge ou o barbo.

O Porto Fluvial de Carvoeiro – o maior entreposto comercial do concelho durante o século XIX e três primeiras décadas do século XX – foi submergido pela construção da Barragem de Crestuma/Lever.

Hoje em vez dos antigos “rabelos”, rotulados ao Douro Vinhateiro, o rio é inundado por pequenas embarcações de recreio ou praticantes de canoagem.

A aldeia, com cerca de 80 habitantes, deixou também de ser local de trânsito de passageiros que utilizavam a via fluvial, mas o seu potencial paisagístico continua a atrair turistas que apreciam este povoado da mais populosa freguesia feirense.

 

Possui fotos do porto de Carvoeiro?

Se tiver fotos do porto ou curiosidades, por favor envie para web@freguesiacanedo.pt para assim serem publicados neste espaço.